Lazer e Entretenimento

  • A+
  • A-

Salvador conta com diversas opções de lazer e entretenimento. Teatros, cinemas, museus, parques, praças, além de uma infinidade de bares – com os mais variados temas e características - casas noturnas, clubes, e muito mais.

Dique do Tororó

Um espelho d’água que é palco de reverência religiosa, lazer e práticas de esporte.  Atualmente, o espaço possui 110 mil m³ de água, 25 mil m² de área, extensão de 1,6 km e profundidade máxima de 5,6m, com instalação de equipamentos de lazer e atrativos como cais, quiosques, ciclovia, pedalinhos e pequenos barcos para travessia. Em uma de suas margens, está localizado o estádio Itaipava Arena Fonte Nova, um dos palcos dos jogos da Copa do Mundo de Futebol da FIFA 2014.


Museus

Museu de Arte da Bahia

Cerca de 5 mil peças compõem o acervo do museu instalado no Palácio da Vitória, dentre elas estão as obras produzidas na época da Escola Bahiana de Pintura, entre o século XVIII e a primeira metade do século XX.
Funcionamento: Terça a sexta-feira, das 13h às 19h. Sábados, domingos e feriados, das 14h às 19h. 

Endereço: Avenida Sete de Setembro, 2340, Corredor da Vitória
Telefone: (+55 71) 3117-6902
Entrada gratuita


Museu de Arte Moderna da Bahia

Um dos mais belos conjuntos arquitetônicos às margens da Baía de Todos os Santos, o Solar do Unhão abriga o Museu de Arte Moderna da Bahia, reunindo mais de duas mil obras de pintores brasileiros como Di Cavalcanti, Portinari e Tarcila do Amaral. Construído no século XVII, em alvenaria de pedra, para ser a residência do desembargador Pedro Unhão Castelo Branco, o solar foi adaptado para fins comerciais, tinha como função principal receber e exportar a produção açucareira do Recôncavo, sendo composto por casa-grande, senzala, capela, armazém e cais. No início do século XVIII, o Solar foi vendido a José Pires de Carvalho e Albuquerque. A capela foi construída provavelmente nesse período, posteriormente consagrada a Nossa Senhora da Conceição. No final do século XVII, residia no local o desembargador Pedro de Unhão Castelo Branco. No início do século XIX, o Solar foi alugado e serviu a vários propósitos, como fábricas e depósitos. Sofreu várias reformas e ampliações até o século XX. Em 1943, o conjunto foi tombado pelo Iphan. Desde 1966 tornou-se a sede do Museu de Arte Moderna da Bahia. Reformado em 1962 teve seu jardim transformado em Parque das Esculturas, exibindo peças de artistas como Caribé e Mário Cravo. O píer ganhou um restaurante (Solar Café) com mesas ao ar livre, além de título de um dos melhores pontos da cidade para apreciar o pôr do sol. No MAM acontecem exposições de artistas nacionais e internacionais e eventos de diversas artes. Além disso, o museu possui o Parque das Esculturas, sala de cinema e um programa de ações educativas.
Funcionamento: Terça a sexta-feira, das 13h às 19h. Sábados, domingos e feriados, das 14h às 19h.
Endereço: Avenida Lafayette Coutinho (Contorno), s/n, Solar do Unhão
Telefone: (+55 71) 3117-6141
Site: http://bahiamam.org/
Entrada gratuita


Museu de Arte Sacra da Bahia

É considerado um dos principais museus do gênero no continente americano, devido à raridade e preciosidade da coleção de arte sacra cristã e pela arquitetura do imóvel. Funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 11h30 às 17h. 

Endereço: Rua do Sodré, 276 - Dois de Julho
Telefone: (+55 71) 3243-6511
Site: www.mas.ufba.br
Entrada gratuita


Centro Cultural Solar Ferrão

O espaço de arte, cultura e memória está instalado em um dos mais importantes monumentos da poligonal do Centro Histórico de Salvador. Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em 1938, o casarão possui seis pavimentos e abriga a Galeria Solar Ferrão, o Museu de Arte Sacra Abelardo Rodrigues e três coleções: a de Arte Africana Cláudio Masella, a de Arte Popular e a de Instrumentos Musicais Tradicionais Emília Biancardi. Funcionamento: Terça a sexta-feira, das 12h às 18h. Sábados, domingos e feriados, das 12h às 17h. 

Endereço: Rua Gregório de Matos, 45, Pelourinho
Telefone: (+55 71) 3116- 6743
Entrada gratuita


Casa do Benin

Espaço de intercâmbio cultural entre a Bahia e o país africano. Possui cerca de 200 objetos e obras de arte da região do Golfo do Benin, que foram reunidas pelo antropólogo francês radicado na Bahia, Pierre Verger.
Funcionamento: Segunda a sexta-feira, das 10 às 18h.

Endereço: Rua Padre Agostinho Gomes, 17, Pelourinho.
Telefone: (+55 71) 3241- 5679
Entrada gratuita


Fundação Casa de Jorge Amado

O casarão azul, localizado no Largo do Pelourinho, desvenda um mundo composto pelos personagens, livros, documentos e objetos pertencentes ao universo do escritor baiano Jorge Amado (1912-2001).
Funcionamento: Segunda a sexta-feira, das 10h às 18h, e sábado, das 10h às 16h

Endereço: Largo do Pelourinho, s/n, Centro Histórico
Telefone: (+55 71) 3321-0070
Site: www.fundacaojorgeamado.com.br
Entrada: R$ 3,00


Palacete das Artes

O antigo casarão foi a residência do comendador Bernardo Martins Catharino, o maior empresário da Bahia na primeira metade do século XX. O local é palco das principais exposições realizadas em Salvador. Em seu belo jardim estão quatro obras do famoso escultor Auguste Rodin.
Funcionamento: Terça a sexta-feira, das 13h às 19h. Sábado, domingo e feriado, das 14h às 19h. Endereço: Rua da Graça, 289, Graça

Endereço: Rua da Graça, 289, Graça
Telefones: (+55 71) 3117-6987 / 3117-6984
Site: www.palacetedasartes.ba.gov.br/
Entrada gratuita


Memorial Irmã Dulce

Reúne mais de nove mil peças relacionadas à freira Maria Rita de Souza Brito Lopes Pontes (1914-1992), muito conhecida pelo trabalho social com os pobres mais necessitados, moradores de rua e doentes da Cidade Baixa. Hoje o trabalho se transformou nas Obras Sociais Irmã Dulce.

A causa da Canonização de Irmã Dulce foi iniciada em janeiro de 2000. Com o início do processo, seus restos mortais, que desde 1992 (ano de seu falecimento) estavam na Igreja da Conceição da Praia, foram então transferidos para a Capela do Convento Santo Antônio, na sede das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID)

No dia 9 de junho de 2010 é realizada a exumação e transferência das relíquias (termo utilizado para designar o corpo ou parte do corpo dos beatos ou santos) da Venerável Dulce para sua capela definitiva, localizada na Igreja da Imaculada Conceição da Mãe de Deus, situada ao lado da sede da Organização Social Irmã Dulce. A Capela das Relíquias foi construída na própria Igreja da Imaculada Conceição, erguida no local do antigo Cine Roma e do Círculo Operário da Bahia, construídos pela freira na década de 40

Funcionamento: terça-feira a domingo, das 10h às 17h.
Endereço: Avenida Bonfim, 161, Largo de Roma
Telefone: (+55 71) 3310-1100
Site: www.irmadulce.org.br
Entrada gratuita


Museu do Mosteiro de São Bento

Arte-sacra dos séculos XVII ao XIX além de peças barrocas. Destaque para o São Pedro Arrependido em barro cozido, de Frei Agostinho da Piedade e Senhor do Bonfim dos Martírios, óleo sobre tela de Frei Ricardo do Pilar, ambas do século XVII.

Endereço: Av. Sete de Setembro, nº 01, Largo de São Bento – CEP:40020-190.
Bairro: Centro.
Telefone: (71) 2106.5200  FAX: (71) 3322.4749
E-mail: mosteiro.bahia@ig.com.br
Site: www.saobento.org.br
Horário: Fechado para Reforma


Museu da Ordem Terceira do Carmo

Fundada no século XVII, teve seu convento como palco de acontecimentos históricos relevantes, como a rendição holandesa. A Igreja é de interior neo-clássico e sua sacristia é considerada uma das mais belas de todo o país. Lá funcionam, também, o Museu do Carmo e o Hotel Pestana do Carmo.

Seu acervo organizado pelos religiosos Carmelitas, consta de paramentos dos séculos XVI, XVII, XVIII e XIX. Entre suas imagens está o célebre "Jesus atado à coluna", atribuído ao escultor baiano Francisco das Chagas, o Cabra, e também jóias e alfaias de ouro, mobiliário colonial e prataria. Desde 2007, o Convento deu lugar ao Hotel Pestana, um dos mais requintados de Salvador.

Endereço: Largo do Carmo, s/n - Santo Antônio, Salvador - BA, 40301-400
Telefone:(+55 71) 3242-0182
Horário de funcionamento: Segunda a sexta, das 8:00 às 12:00 e das 14:00 às 17:30.
Horário das Missas: Segunda às 19:30.